- Área: 530 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:François Passerini Photographies
-
Fabricantes: TEXAA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atelier ZEL!UM nasceu como uma iniciativa individual de um profissional de entretenimento, especializado no projeto de cenografias e acessórios. Sonhava com uma fábrica para suas atividades, um lugar onde reunir seus empregados e clientes, compartilhando as funções deste espaço com outro de caráter criativo num espírito de sinergia.
Este é o primeiro projeto desta escala dos arquitetos. O cliente foi entusiasta, receptivo e compreendeu que levava tempo para um resultado convincente, integrado com seu entorno.
O projeto se insere numa área residencial e deveria convencer o departamento de arquitetura patrimonial da cidade. Os arquitetos também tiveram que tranquilizar, durante o período de construção, os residentes locais sobre o novo papel deste antigo armazém, agora um atelier onde objetos seriam cortados, talhados e elaborados. Para dominar o ruído, foi necessário trabalhar com um especialista em acústica.
Uma envolvente a prova de som protege o exterior e gera uma excelente inércia térmica, enquanto a montagem de folhas verticais e madeira regulam a acústica no interior. O isolamento eficiente das janelas também foi importante para isolar o som do edifício.
Todas as estruturas e soluções técnicas são visíveis. O acabamento é feito com a implementação cuidadosa de materiais simples e sem tratamentos posteriores.
Uma ponte em balanço cruza o amplo volume central e conecta os diferentes espaços. O padrão de sua varanda encontra-se também no lado da rua, onde a fachada de pedra assegura a continuidade urbana e se distingue por si mesma com uma porta pivotante de aço corten.
Atelier ZEL!UM agrega os interesses das economias criativas, comumente as mais frágeis, ao unir elas num único lugar. Assim, é possível um intercâmbio de ideias e recuperar o significado de lugares abandonados nas cidades. É isso o que a arquitetura atual busca nos dizer.